top of page
Along the Way.jpg

Paisagem Nocturna
- Serra da Freita -

27 e 28 de Junho

70€ pessoa

Erguendo-se como um gigante sobre a vila de Arouca, a Serra da Freita faz parte do imponente Maciço da Gralheira, que se estende por AroucaVale de CambraSever do VougaSão Pedro do Sul e Oliveira de Frades.

A sua magia e ar de paraíso perdido, fazem da "Serra Encantada" um dos pontos de passagem e paragem obrigatórias do Arouca Geopark, que está repleta de  pontos da história, pequenas aldeias e  fenómenos únicos, como as Pedras Parideiras!

Aqui o Rio Caima vê a sua nascente, e são as suas águas que alimentam aquela que é uma das cascatas mais altas da Europa: a Frecha da Mizarela. 

Com vários atractivos naturais, é muito visitada pelas condições únicas para a prática de alguns desportos de aventura e pelos seus percursos pedestres.

No entanto, esta Serra dispõe de muitos outros pontos de interesse turistico e fotográfico, e a sua distância face às grandes cidades, já permite um nivel de poluição luminosa baixa o suficiente, para permitir uma boa observação do céu nocturno!

Planeamento

Sexta (dia 27)

19h às 21:30h - Scouting pela área e eventual fotografia de fim de dia / Pôr-do-Sol

21:30h às 23h - Jantar

23h às 4h - Fotografia de Startrails e Via Láctea

Sábado (dia 28)

15h às 20h - Edição de imagem (em minha casa)

Este Workshop tem como objectivo permitir a todos os participantes interessados na prática da fotografia nocturna, a possibilidade de aprendizagem e melhoria da técnica de captura de imagens quer em campo, quer no computador, assim como explicar como localizar a Via Láctea e a Estrela Polar Norte, elementos de grande importância para dar impacto às paisagens nocturnas!

Como planear este tipo de imagens, também é algo que será explicado, daí a hora de inicio deste workshop.

No dia 27 (Sexta-Feira), irá ser apresentada e explicada a enorme importância de bater o terreno de forma a procurar composições enquanto existe luz solar, assim como melhorar a nossa mobilidade quando a noite cair.

Após esta parte, iremos jantar, em ambiente informal, no próprio local onde iremos fotografar (trazer jantar de casa é fortemente aconselhado, uma vez que não há restaurantes nas redondezas).

Depois do jantar, iremos então começar a fotografar pela noite dentro, quer startrails, quer a Via Láctea, sendo no fundo as condições meteorológicas a única questão que poderá ser algo condicionador.

No dia 28 (Sábado), na minha morada (Pinheiro da Bemposta), entre as 15h e as 20h, irei ajudar-vos a editarem as vossas fotos com software e métodos vocacionados para o efeito, o que vos permitirá aumentar bastante o impacto das imagens feitas durante a noite anterior!

Este Workshop não tem como propósito ser um workshop de Astrofotografia profunda, pelo que fotografia com o auxilio de equipamentos avançados, como startrackers, ou outros que permitam a captura de céu profundo, não serão temas abordados.

É aconselhado que tenham o minimo de conhecimento de funcionamento com o computador, assim como alguma familiaridade com edição fotográfica, por forma a tirarem o melhor proveito deste Workshop!

Orientação: João Baptista

 

Após a sua inscrição, será-lhe posteriormente enviado um email com os dados necessários, para proceder ao pagamento de 70€ por inscrito, garantindo assim a sua vaga.

 

O Workshop terá o máximo de 4 participantes e um mínimo de 3.

Material fotográfico, alimentação, transporte e estadia, não são incluídos.

É recomendado que traga roupa e calçado apropriado ao clima e à actividade em questão, assim como lanterna de cabeça (opção de iluminação vermelha é aconselhada, para não afectar a visão nocturna)

Exigência fisica: 3 / 5 (se não tiverem problemas em estarem acordados até tarde!)

bottom of page